Há pouco mais de um ano conheci uma oportunidade de negócios de uma grande empresa do varejo, a Polishop. Na ocasião, a proposta era fazer parte do segmento de marketing multinível do grupo sob a denominação de Polishop Com.Vc. Neste momento decidi não desenvolver mais o negócio. Não foi uma decisão fácil, seria uma mudança significativa, e como toda mudança que se preze os transtornos também seriam naturais. Assim, eu não poderia deixar de dar uma explicação e pontuar todos os detalhes que me fizeram tomar a decisão de não mais ser um empreendedor Polishop. Convido todos a lerem e, se possível, compartilhar este artigo.
ATENÇÃO: Não vou entrar em detalhes específicos do plano de marketing da empresa, ele já foi explicado no meu artigo Polishop, o melhor negócio de 2012, escrito em 17/05/2012 e que recomendo a leitura.
Considerações a respeito da empresa
Considerações a respeito da empresa
Primeiramente, é preciso dizer que a empresa é gigante, tem uma infraestrutura invejável com mais de 2500 empregados, canal de televisão próprio, centenas de lojas físicas em shoppings e produtos de altíssima qualidade que satisfazem os clientes.
Diante disso tudo, por qual razão uma pessoa como eu decide não mais desenvolver o MMN de uma empresa com tantos atributos? A resposta não está na empresa em si, mas no seu plano de negócios multinível.
Qual é a essência do marketing multinível?
Se você respondeu a venda de produtos está muito enganado. A essência do marketing multinível é o recrutamento, isto é, formar uma rede grande de pessoas engajadas em convidar mais pessoas e, assim, sucessivamente. Quem disser algo contrário a isso ou é ingênuo ou é hipócrita.
Claro que é preciso ter produtos e/ou serviços que movimentem essa rede e que vão gerar receita à empresa e aos afiliados, a movimentação exclusiva de dinheiro sem autorização de órgãos oficiais pode constituir pirâmide financeira.
Claro que é preciso ter produtos e/ou serviços que movimentem essa rede e que vão gerar receita à empresa e aos afiliados, a movimentação exclusiva de dinheiro sem autorização de órgãos oficiais pode constituir pirâmide financeira.
Em todo caso, não se ganha dinheiro vendendo produtos. Ora, como assim? Isso mesmo, a maior parte do dinheiro ganho pelo empreendedor/divulgador/ associado/afiliado ou coisa que o valha é ganho no recrutamento e não com produtos. Eu mesmo ganhei dinheiro na Polishop com recrutamento e não com vendas de produtos. Vou mostrar mais à frente.
Produtos fantásticos, mas de difícil venda
Como disse anteriormente, os produtos da Polishop são extraordinários, exclusivos, de qualidade superior. Posso dizer por experiência própria que nenhuma empresa distribui produtos de tal gabarito no varejo brasileiro e quem quiser ser um cliente não irá se arrepender.
Contudo, existem dois empecilhos: o preço e o perfil do público. Por ser exclusivo e de alto padrão, os produtos comercializados tem um preço acima do orçamento do consumidor comum e, consequentemente, dificulta a venda para a maioria das pessoas.
Contudo, existem dois empecilhos: o preço e o perfil do público. Por ser exclusivo e de alto padrão, os produtos comercializados tem um preço acima do orçamento do consumidor comum e, consequentemente, dificulta a venda para a maioria das pessoas.
E o que acontece? Simples, muitos não conseguem atingir a exigência da empresa para se qualificar que é de R$ 300,00. Sim, é preciso movimentar R$ 300,00 todo mês, sob pena de não receber os eventuais bônus. E isso nos leva ao que, ao meu juízo, é o ponto-chave para o descontentamento de muitos empreendedores: o autoenvio.
Autoenvio: a chave do sucesso?
Autoenvio: a chave do sucesso?
A empresa criou o autoenvio, um programa no plano de negócios que “ajuda” o empreendedor a se ativar até o dia 20, caso ele não tenha atingindo os R$ 300,00 até este dia. Todo mês ela escolhe um produto (ou produtos) e oferece um desconto para os empreendedores. Exemplou um produto que custa R$ 350,00 para o empreendedor custa R$ 300.
Só recebe os bônus principais quem estiver cadastrado no autoenvio. Assim, todo dia 20 é gerado um débito no cartão de crédito ou no boleto bancário para aqueles que não efetuaram compras ou vendas do valor exigido. A empresa coloca no plano de marketing o autoenvio como “a chave do sucesso”.
No entanto, não é bem isso que acontece. O autoenvio, e isso eu já disse ao meu patrocinador desde o ano passado, é a pior parte do plano, porque isso gera uma obrigação de movimentar todo mês R$ 300 e, por consequência, um entrave para que as pessoas se cadastrem, pois muitas têm receio de não conseguir.
No entanto, não é bem isso que acontece. O autoenvio, e isso eu já disse ao meu patrocinador desde o ano passado, é a pior parte do plano, porque isso gera uma obrigação de movimentar todo mês R$ 300 e, por consequência, um entrave para que as pessoas se cadastrem, pois muitas têm receio de não conseguir.
Qualificação difícil + desmotivação = desistência
Sempre quando entro em um negócio a intenção não é só que eu ganhe dinheiro, mas que essencialmente ajude outros a também ganhar, não à-toa este blog ensina muitas pessoas a enxergarem com outros olhos os negócios online e poderem participar como empreendedores na internet.
Dito isso, gostaria de compartilhar a seguinte tela do My Office (escritório virtual da Polishop Com.Vc)
Esse é um relatório do mês de maio, o último mês em que desenvolvi o negócio Polishop. Eu selecionei somente os que se ativaram no plano (ou seja, pagaram a adesão) e quem se qualificou (ou seja, movimentou o mínimo de R$ 300). E o resultado é impressionante: dos 203 empreendedores de toda minha rede, apenas 31 conseguiram se qualificar.
O que isso quer dizer? Que pouco mais de 15% da minha rede consegue se qualificar, perceba o quanto é difícil e desmotivante. E acredite, esse percentual é uma constante em todos os meses anteriores. E como o resultado não aparece, a desistência em continuar o trabalho é uma rotina dentro do plano de negócios.
Dito isso, gostaria de compartilhar a seguinte tela do My Office (escritório virtual da Polishop Com.Vc)
Esse é um relatório do mês de maio, o último mês em que desenvolvi o negócio Polishop. Eu selecionei somente os que se ativaram no plano (ou seja, pagaram a adesão) e quem se qualificou (ou seja, movimentou o mínimo de R$ 300). E o resultado é impressionante: dos 203 empreendedores de toda minha rede, apenas 31 conseguiram se qualificar.
O que isso quer dizer? Que pouco mais de 15% da minha rede consegue se qualificar, perceba o quanto é difícil e desmotivante. E acredite, esse percentual é uma constante em todos os meses anteriores. E como o resultado não aparece, a desistência em continuar o trabalho é uma rotina dentro do plano de negócios.
E isso não acontece somente comigo, é algo generalizado. André Babá, diamante da Polishop que resolveu não trabalhar mais com a empresa, mostrou em conferência que dos mais de 9 mil empreendedores de sua rede, apenas 1100 se qualificavam. Tem dúvida? Peça para o seu patrocinador mostrar o My Office dele.
Você não vai encontrar independência financeira
O slogan da Polishop Com.Vc é “independência financeira com qualidade de vida“. Pois bem, infelizmente, com exceção de algumas dezenas de pessoas, a maioria não terá independência financeira, poderá até ter alguns ganhos que irão pagar algumas contas, de resto as bonificações são muito baixas.
Eu, particularmente, sempre me qualifiquei, mas os bônus ganhos não são atraentes por motivos óbvios: não continuidade das pessoas no projeto e despesas com autoenvio. Se você quiser uma renda extra pode até ser, agora para ter independência financeira jamais.
O slogan da Polishop Com.Vc é “independência financeira com qualidade de vida“. Pois bem, infelizmente, com exceção de algumas dezenas de pessoas, a maioria não terá independência financeira, poderá até ter alguns ganhos que irão pagar algumas contas, de resto as bonificações são muito baixas.
Eu, particularmente, sempre me qualifiquei, mas os bônus ganhos não são atraentes por motivos óbvios: não continuidade das pessoas no projeto e despesas com autoenvio. Se você quiser uma renda extra pode até ser, agora para ter independência financeira jamais.
Plano de marketing em que poucos ganham
O plano de marketing da Polishop Com.Vc é o mais sustentável que eu já vi. Entenda por sustentável que a empresa consegue se manter tranquilamente. Porém, isso não serve para que se ganhe dinheiro, e sim para sustentar a estrutura da empresa e bonificar os grandes líderes, algo em torno de 10% (ou até menos).
Enquanto isso, a grande massa de empreendedores não conseguirá porque o plano de marketing engessa as possibilidades de recrutamento e isso não é justo. Recentemente, o diamante Ewerton Carlos deixou a empresa por esse motivo e publicou um depoimento no Facebook, vou citar um trecho do que ele escreveu:
Quero deixar claro que o maior motivo são as pessoas, acima de tudo, não que o negócio Polishop não seja rentável e duradouro, mas de nada adianta meia dúzia de pessoas estarem ganhando muito bem e tantas e tantas outras estarem precisando tanto de resultados reais e por meses e meses de trabalho, não conseguindo tal mudança em suas vidas.
Preciso dizer mais alguma coisa? Esse também é um dos motivos da minha saída, afinal das 208 pessoas ligadas a mim, creio que nenhuma conseguiu ganhar dinheiro realmente, poucas sequer alcançaram o retorno do investimento. E eu não posso dizer que elas foram incompetentes ou não se dedicaram o suficiente.
Preciso dizer mais alguma coisa? Esse também é um dos motivos da minha saída, afinal das 208 pessoas ligadas a mim, creio que nenhuma conseguiu ganhar dinheiro realmente, poucas sequer alcançaram o retorno do investimento. E eu não posso dizer que elas foram incompetentes ou não se dedicaram o suficiente.
Dificuldades no plano de ascensão
Para se alcançar determinados níveis é preciso ter sempre 3 empreendedores qualificados em 3 pernas diferentes. Por exemplo: para se alcançar o nível de Rubi é necessário ter 3 elites vindos de 3 linhas diferentes e fazer 20 mil VQs (1 VQ = 1 real) em toda a rede.
E isso poderia proporcionar certas anomalias, já que se poderia ter mais de 30 mil VQs e mesmo assim não ser um Rubi, caso não se conseguisse 3 elites em 3 linhas diferentes. Quer dizer que mesmo proporcionando receita para a empresa o reconhecimento não era devido por causa desta regra.
Até compreendo que a intenção seja forçar as pessoas a serem líderes e distribuir essa liderança, mas existem maneiras mais inteligentes que ajudem o empreendedor, em vez de forjar obrigatoriedades que só vão prejudicar a entrada de pessoas novas.
Foco no Policash e não na venda de produtos
Vejo alguns colegas empreendedores Polishop tecendo duras críticas a outras empresas em seus murais no Facebook acusando-as de serem pirâmides financeiras disfarçadas de multinível porque não tem produtos ou usam produtos camuflados para se justificar.
Pois bem, o que se houve em muitas das conferências é que a Polishop Com.Vc não é um negócio de vendas, mas sim de pessoas (leia-se: recrutamento). Isso é compreensível e adequado, visto que, como exposto abaixo, quase 76% dos meus ganhos não vieram de movimentação de produtos.
O bônus Policash consiste em receber uma parte da adesão que é paga pelo empreendedor em até 7 níveis, isto é, não há movimentação expressa de produtos nesta bonificação, o que há é movimentação de dinheiro. Se isso for errado, então seria a Polishop Com.Vc assemelhada à pirâmide? Claro que não, assim como as outras empresas também não.
Eu participei de vários treinamentos em que foi dito claramente que o foco era recrutar mais e mais pessoas. Até porque uma comissão de 5% sobre vendas diretas não incentiva ninguém, vejam que meus ganhos representam 0,41% em vendas diretas.
Então, com que direito, algum empreendedor Polishop pode dizer que tal ou tal empresa é um esquema pirâmide e a sua empresa é santa e imaculada? Não concordo com ataques infundados a concorrentes por parte de algum recrutador polishop.
Empreendedor Anônimo